A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou oficialmente nesta sexta-feira que algumas tarifas antidumping impostas pelos Estados Unidos sobre importações de suco de laranja brasileiro violaram regras de comércio internacional.
O Brasil reclamou em 2008 do método usado pelos Estados Unidos para determinar quando o suco de laranja brasileiro é vendido abaixo do preço do mercado norte-americano, acusando-o de ilegal.
Um painel de resolução de litígios da OMC aceitou a reclamação do Brasil em dois pontos, estabelecendo que os Estados Unidos "atuaram de forma inconsistente" ao aplicar o controverso e complexo método, chamado de "zeroing".
A organização recomendou que os Estados Unidos "coloquem seus métodos em conformidade com suas obrigações junto ao Acordo Antidumping".
Em fevereiro, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro já havia demonstrado "satisfação" ao receber o relatório final do painel, divulgado oficialmente nesta sexta-feira, chamando a decisão da OMC de "significativa vitória do Brasil em tema de relevância para o comércio bilateral".
FONTE: IG
0 comentários:
Postar um comentário