O Brasil poderá ter novamente três fusos horários, de acordo com o resultado de um referendo realizado no Acre paralelamente às eleições presidenciais neste domingo. A maioria dos eleitores preferiu retomar o antigo fuso, mudado há dois anos. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), com 91% dos votos apurados, 57% dos eleitores escolheram voltar ao horário anterior.
Há dois anos, devido a uma mudança na lei pelo Senado, o fuso horário do Acre passou a ser de menos uma hora em relação a Brasília. Antes disso, a diferença era de duas horas. O referendo foi convocado pela Casa após protestos da população local por ter que despertar ainda às escuras para ter uma hora mais próxima à de Brasília e de boa parte do País. Para entrar em vigor, a proposta terá ainda que ser aprovada pelo Congresso.
Uma das justificativas para a mudança da lei do fuso foi que, durante o horário de verão, o Estado ficava com três horas a menos em relação a Brasília. Com isso, os bancos abriam apenas de manhã, os programas infantis iam ao ar na madrugada e filmes para maiores de 18 anos eram apresentados no horário da novela das 20h, enquanto os telejornais de horário nobre passavam às 17h15.
Fonte: Terra

0 comentários:
Postar um comentário