Bento XVI disse que "orou arduamente e examinou sua consciência" antes de tomar a decisão.
O pontífice, de 85 anos, reiterou que está consciente da gravidade da decisão, mas também que está consciente da diminuição de suas formas espirituais e físicas.
Ele afirmou acreditar que está certo de que a Igreja vai apoiá-lo com orações e que Cristo o vai continuar guiando.
Bento XVI, que tinha aparência cansada, agradeceu pelo amor e pelas orações, e pediu mais preces para si e para a igreja.
O papa chegou às 10h44 locais (7h44 de Brasília) para a tradicional audiência geral das quartas-feiras e foi aplaudido de pé pelos fiéis de vários países.
Na audiência, o Pontífice recebe no Vaticano mais de 3.500 fiéis e peregrinos para a sua catequese e a saudação em várias línguas, entre as quais o português.
O Papa também celebra hoje a Santa Missa de quarta-feira de cinzas, que abre o período da Quaresma. A missa será rezada a partir das 13h50 de Brasília.
O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse nesta terça-feira (12) que o papa Bento XVI usa um marcapasso "já há algum tempo". O representante, no entanto, não especificou a data exata.
Lombardi ressaltou que o pontífice não sofre graves problemas de saúde e estava lúcido e sereno quando anunciou sua renúncia ao posto, na última segunda-feira.
Em comunicado, Bento XVI disse que sua força não é mais adequada para continuar no posto devido à idade avançada e que tomou a decisão pelo bem da Igreja.
Fonte: o tempo
0 comentários:
Postar um comentário