O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de aplicar uma multa de R$ 10 mil ao presidente Lula por propaganda antecipada. Por quatro votos a três, os ministros da corte eleitoral consideraram que o petista fez campanha para a ministra Dilma Rousseff (pré-candidata do PT ao Planalto) durante a inauguração do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de dados de São Paulo em janeiro deste ano.
Dilma não será multada. O TSE entendeu que ela não pediu votos. A defesa do presidente pode recorrer para pedir maiores explicações da decisão. O Planalto ainda não se manifestou oficialmente.
Na semana passada, Lula levou outra multa do TSE por campanha antecipada. Na ocasião, apenas o ministro auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias decidiu multar o presidente em R$ 5 mil.
O petista teria feito novamente campanha para Dilma em 29 de maio de 2009, durante a inauguração do complexo poliesportivo de Manguinhos, no Rio de Janeiro, em obra oficial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No evento, Lula fez discurso de exaltação a Dilma, em palanque no qual estavam autoridades do governo estadual.
0 comentários:
Postar um comentário