A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chega no fim da tarde desta terça-feira a Brasília, depois de visitar o Chile. A agenda da visita oficial começa amanhã.
Em Brasília, a secretária visita o Congresso Nacional de manhã e depois participa de reuniões com Lula e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Na reunião de quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de temas como o embargo americano a Cuba e a ajuda humanitária ao Haiti, Hillary buscará vencer a relutância do governo Lula para que apoie a mobilização internacional por novas sanções ao programa nuclear do Irã.
A secretária de Estado americana vai discutir ainda os preparativos da viagem ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prevista para este ano.
Desde que assumiu o cargo, a secretária de Estado tinha a intenção de viajar ao Brasil, mas no ano passado não pôde fazê-lo por problemas de agenda e pelo impasse sobre a nomeação de Thomas Shannon como embaixador. Antes de voltar aos EUA, Hillary fará escalas também na Costa Rica e em Honduras.
0 comentários:
Postar um comentário