A China passou o Japão e já é o segundo maior produtor industrial do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi).
Em nota divulgada em Viena, a Onudi assinala que, de acordo com suas estimativas, a participação da China no valor agregado industrial de todo o mundo chegou a 15,6% em 2009, maior que os 15,4% do Japão e menor que os 19% dos EUA.
As conclusões foram tomadas com base nos dados publicados pelo Relatório Internacional de Estatísticas Industriais, de 2010.
Apesar dos números absolutos de produção da China, que põem o gigante asiático em segundo lugar, as estatísticas revelam que o Japão continua sendo o país mais industrializado do planeta "em termos de valor agregado industrial per capita".
Por outro lado, o relatório aponta que os efeitos da crise financeira no crescimento industrial foram sérios para os países ricos, mas "relativamente suaves" nas nações em desenvolvimento.
Prova disso é que, em 2009, Índia e Brasil ficaram entre os dez países com maior produção industrial. A Índia ficou em quinto lugar e o Brasil em nono.
0 comentários:
Postar um comentário