A Nasa informou que o Sol entrou em um estranho processo de calmaria, com ausência de manchas em sua superfície, e de intensidade nas labaredas e nas tempestades. A agência espacial americana tinha informado em setembro que a pressão média do vento solar - a corrente de partículas carregadas que atinge a atmosfera terrestre e impulsiona os raios cósmicos em direção aos limites do sistema planetário - tinha caído 20% desde meados da década de 1990.
Na metade do século XIX, o astrônomo alemão Heinrich Schwabe descobriu que os ciclos se completavam com bastante regularidade a cada 11 anos, e isso seguiu assim durante mais de 200 anos. Mas, este ano, a situação mudou um pouco e a intensidade diminuiu bastante. Apesar de os especialistas acreditarem que o fundo do poço tinha sido em 2008, a força continuou diminuindo.
Em 2008 não foram observadas manchas solares durante 266 dias, isto é, por 73% do período, e, por isso, os especialistas acreditaram que o ciclo chegava ao fundo do poço e começaria a se reativar. No entanto, no último trimestre não foram observadas manchas em 78 dias, isso é, em 87% dos dias.
-
0 comentários:
Postar um comentário