Novo RG deve começar a ser implantado em julho

O novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que gradativamente vai substituir as atuais cédulas do RG, deve começar a ser implantado em julho para cerca de 50 mil pessoas em Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. O novo registro foi lançado no final de 2010 e deveria ser implantado em janeiro, para um número maior de pessoas e abrangendo outros Estados. No entanto, um problema com os dados enviados pelos Estados impossibilitou a implantação do projeto no começo do ano, segundo informações do diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI).

Entre os problemas apresentados estava a foto do cidadão. No novo padrão, o brasileiro não poderá ter uma foto em que aparece de óculos. A perspectiva é que a troca de todos os atuais documentos seja feita num prazo de nove anos.

A mudança da identidade, que também modificará o número atual do RG, teve como objetivo aumentar a segurança do documento. O RIC possui um chip para armazenar informações, 17 itens de segurança, e foi projetado para impedir fraudes. Além disso, ele deve facilitar a vida dos cidadãos na obtenção de benefícios sociais e em contratos privados, como abertura de contas e operações bancárias, reduzindo a possibilidade de erros e prejuízos.

Além disso, o chip permite a reunião de vários documentos, como o CPF, identidade, título de eleitor e programa de integração social (PIS) em um só. Por conta desta tecnologia, o novo cartão tem um custo ao governo federal de aproximadamente R$ 40.

De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Identificação, ainda não existe uma definição do comitê gestor que organiza a mudança do documento se o cartão será cobrado do cidadão. Quando o projeto da nova identidade foi divulgado, no fim do ano passado, a emissão do documento, feita pela Casa da Moeda do Brasil, seria gratuita e bancada pelo Ministério da Justiça.

Fonte: IG

0 comentários:

VISITE O SITE

VISITE O SITE
102 FM é a sua cara!

OUÇA A 102

VISITANTES

SEJA BEM VINDO

O pimenta no café está no ar pela rádio 102 FM de Frutal-MG, há mais de 8 anos.
Durante esse tempo, o programa passou por algumas reformulações e sempre buscou levar aos ouvintes uma programação dinâmica com música de qualidade, informações e muitos prêmios. Seu diferencial se faz pela espontaneidade e qualidade de seus comunicadores!Portanto, se você está chegando agora ou já é um velho conhecido, seja bem vindo!

Pimenta No Café, de segunda a sábado, das 8 e meia às 11 da manhã.

Apresentação: Cleiton Rafael & Gil Nunes!

ARQUIVOS

SEGUIDORES

Tecnologia do Blogger.

LISTA DE BLOGS E SITES

ARQUIVOS